Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Com alta no preço, consumo de produtos de combate ao coronavírus cai

Enquanto preço médio da água sanitária subiu 29%, média de itens comprados caiu 24%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A alta na demanda por itens de limpeza registrada no início da pandemia se reverteu. Não foi só o papel higiênico que voltou ao patamar de consumo anterior. A participação de sabonete, creme dental, desodorante e xampu na cesta de compras também caiu, segundo levantamento da empresa de inteligência de mercado Horus.

De agosto a setembro, a maior variação na média de itens comprados foi registrada em sabonete e creme dental, que caíram cerca de 15% em relação ao bimestre anterior. O movimento vem acompanhado do aumento no preço médio, que foi mais alto para os sabonetes (9%) e os xampus (8%).

A mudança chama a atenção porque atinge também os produtos de limpeza doméstica usados no combate ao vírus. Na mesma base de comparação, a água sanitária teve queda de 21% de participação na cesta de compras. A média de itens comprados caiu 24%, enquanto o preço médio subiu quase 29%​.

"O impacto do aumento no preço de alimentação e produtos básicos de limpeza é sempre maior entre os mais pobres porque o orçamento deles é consumido por isso. A inflação bate mais forte na porta deles", diz Luiza Zacharias, diretora da Horus.

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.